Abrindo a mente de um psicopata

  • 0
dicas para identificar um psicopata

Abrindo a mente de um psicopata

 

 

– Quais características um possível psicopata apresenta?

mind

1) Encantamento simplista e superficial;    Eles têm uma boa oratória e charme. São simpáticos e conquistadores num primeiro momento.

2)Auto-estima grandiosa ;  Têm uma autoestima exagerada. Se acham melhores que os outros.

3) Necessidade de estimulação. Necessitam de estímulo constante. Ficam aborrecidos facilmente.

4) Mentira patológica;  Mentem principalmente para conseguir benefícios ou justificar suas condutas.

5) Astúcia e manipulação.  Têm comportamento manipulador. E, se forem inteligentes o bastante, os outros não perceberão esse comportamento psicopata.

6) Sentimentos afetivos superficiais.  Quanto à afetividade, são frios e calculistas. Não aceitam as emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário

7) Insensibilidade e falta de empatia. São indiferentes. E até podem manifestar crueldade.

8) Controles comportamental fraco;

9) Promiscuidade sexual; Têm tendência a uma vida sexual promíscua, com vários relacionamentos breves e ao mesmo tempo. Gostam de falar sobre suas conquistas e proezas sexuais.

10) Problemas de comportamento precoce;

11) Falta de metas realistas a longo prazo; Não têm metas a longo prazo. Vivem como nômades, sem direção.

12) Impulsividade. Eles se comportam impulsivamente. Com ações recorrentes que não são premeditadas. Junto com a falta de compreensão das consequências de suas ações

13) ações próprias. Agem descontroladamente.

14) Incapacidade de aceitar responsabilidade diante de compromissos. Têm uma incapacidade patológica para assumir responsabilidade pelos seus atos. Não aceitam os seus erros. Eles raramente procuram ajuda psicológica, porque acham que o problema é sempre dos outros.

15) Relações afetivas curtas (conjugais).  Acumulam muitos casamentos de curta duração. Não se comprometem por muito tempo por ter que manter um vínculo

16) Delinquência juvenil. Demonstram problemas de conduta desde a infância.

17) Revogação de liberdade condicional;

18) Versatilidade para a ação criminal. Eles preferem golpes e delitos que requerem a manipulação de outros.

19) Ausência de remorso ou culpa. Não sentem remorso ou culpa. Nunca ficam em dúvida.

 

20) Estilo de vida parasitária.

As caracateristicas acima baseiam-se na PSICHOPATHY CHECKLIST-REVISED (PCL-R). Ela é uma metodologia elaborada pelo psicólogo canadense Robert D. Hare pioneiro em estudos de .psicopatia.

PCL-R é uma ferramenta de diagnóstico utilizado para avaliar tendências  comportamentais anti-sociais e psicopatia de uma determinada pessoa.

 

– Essas características podem ser notadas mesmo em uma criança?
Normalmente esse período pode ser determinante na formação de distúrbios que serão geradores de  psicopatias. Traumas, abusos físicos ou sexuais, estão entre os principais fatores. Importante ressaltar que a passagem por isso tipo de situação noa necessariamente dará origem a um psicopata. Podem existir fatores genéticos e além dos sócio- ambientais .

Pode acontecer mesmo em uma idade precoce. Segundo o psiquiatra forense John MacDonald há uma tríade que poderia indicar uma futura personalidade psicopática:

-crueldade com animais,

– piromania e

-incontinência urinária persistente depois dos quatro ou cinco anos de idade.

 

 

– Existem vários tipos de psicopatas? Se sim, quais são?

 

 

– Um psicopata precisa, necessariamente, ter o desejo de matar alguém?

Não necessariamente, a disfunção pode seguir inúmeros caminhos, transitando pela
– Essas características podem ser notadas logo no primeiro contato ou é preciso um tempo de convivência para percebê-las?

Podem passar despercebidas por muito tempo, ate mesmo pela vida toda. Se você for aplicar esse teste a todas as pessoas que conhece ficara surpreso com o resultado e isso poderá deixar você “neurótico” e extremamente ansioso. Nao é incomum  familiares e amigos mostrarem-se surpresos quando descobrem o lado psicótico oculto de alguém próximo a eles. Por isso se torna comum o questionamento sobre  a veracidade dos fatos. As pessoas se perguntam: como eu nunca percebi nada??? Lembrando que existem podem existeir psicopatas que fogem das caracateristicas acima estabelecidas. Elas orientam estaudos e investigação, mas não uma lei, são apenas uma regra. Dai vemos ditados como: por via de regra…
– Eles podem ser influenciados por psicopatas da ficção, como, por exemplo, o Hannibal Lecter e o Dexter?

Sim  a partir  do momento que fatores sócio-ambientais podem ser relevantes, a maxi exposição de tipos relacionados a serial-killers repletos de glamour (Hanibal), “justiça”(Dexter) e impunidade, podem ter influencia e servirem como estímulo para indivíduos ja propensos e sujeito a esse tipo de gatilho..

Sabendo que as estatiscas de transtornos em geral  de personalidade vão de 0,5 a 3%, observamos uma gama de situações de risco, ligadas a um transtorno leve ate à evidenciação de serial killers, tidos pela sociedade como monstros.

Psicopatia é a designação atribuída para um indivíduo portador de uma desordem de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela pertença de uma atitude de dominância desmedida.


Leave a Reply

Translate »