Dr. Jô Furlan

Neurowellness

Neurowellness ou cérebro mais saudável ou bem-estar do cérebro é um conceito desenvolvido pelo Dr. Jô Furlan iniciado nos anos dois mil e dezessete.

Após uma publicação de sua tese sobre demências – mitos e verdades. Utilizando esses princípios ele desenvolveu uma metodologia do que deve ser feito, do que é recomendado que seja feito a partir de cada idade:

25-35
35-45
45-55
55-60
60–65
65-70
70…

Por quê essa divisão?

Porque o perfil de cada pessoa muda muito apos os 55 anos. Sendo assim, a metodologia do bem-estar do cérebro tem como principal objetivo ajudar a pessoa a viver mais e melhor.

Da mesma forma que treinamos nosso corpo, devemos treinar e preparar a nossa mente para os próximos anos, ou melhor, dizendo para as próximas décadas. O aumento da longevidade tem sido uma constante nas últimas décadas. Então não basta simplesmente nós vivermos muito é necessário que possamos viver mais tempo com uma melhor qualidade de vida.

Da mesma forma que sistematicamente recebemos orientações para manter atividade física com uma grande forma de ajudar na sua longevidade manter uma atividade cerebral, e alimentação são muito importantes. Existe uma tríade defendida pelo Dr. Jô que se chama Teoria 3 A. Atividade cerebral/mental, Atividade física e Atividade nutricional. Afinal a alimentação é um ato. Então é fundamental entender os princípios que permitem utilizar esses 3 As. Essa tríade para aumentar a qualidade de vida e a sua longevidade.

Um outro ponto importante, Dr. Jô, ressalta a importância da longevidade produtiva. Ao contrário do que se dizia nas últimas décadas, onde as pessoas pensavam em se aposentar, que deriva do termo estar no aposento, a grande maioria das pessoas com mais de 50/60 anos é extremamente ativa e normalmente dispõe de boa qualidade de vida e de uma saúde razoável. Sendo assim, é fundamental que ela possa fazer e ter atividades que reforcem esse bem-estar, que reforcem e melhorem sua vida e os resultados que serão colhidos nas próximas décadas.

Então nos últimos vinte anos nós vimos um aumento da expectativa de vida de 66 para 76 anos. São mais de dez anos de acréscimo em pouco mais de vinte anos. Quando levamos em conta os últimos cem anos, isso aumentou de pouco mais de 35 anos para mais de 76, um aumento superior a quarenta anos. eram 4% da população, hoje são quase 20%.

Sendo assim é fundamental que possamos entender como cuidar do cérebro ontem, hoje e amanhã pode fazer toda a diferença em como você vai viver as próximas décadas da sua vida.

Seja bem vindo ao mundo do Neurowellness!